16 Livros sobre Análise de Desempenho no Futebol que você deveria ler!

Hoje tenho a missão de indicar 16 livros para ler e aprofunda em Análise de Desempenho no Futebol.

 

1. NOVOS MÉTODOS PARA ANALISAR E OBSERVAR O JOGO DE FUTEBOL –  GONÇALO DIAS  |  JOSÉ GAMA  |  MICAEL COUCEIRO  |  VASCO VAZ

Uma inovadora metodologia multidisciplinar da observação e análise do jogo de Futebol para treinadores, atletas e investigadores. Composta por sete capítulos, disponibiliza exercícios, relatórios e aplicações práticas em contexto real de jogo, que ajudam a compreender como é que o desempenho individual e coletivo ocorrem no Futebol. Identificando a análise do jogo em todas as suas vertentes, apresenta os novos paradigmas de observação e análise, mostra um projeto revolucionário com uma visão “futurista” e multidisciplinar da observação e análise do jogo, oferece uma proposta de construção de um sistema de análise de jogo destinado a treinadores, analistas e investigadores e, finalmente, integra as aplicações práticas deste compêndio.
O livro conta com o prefácio do Prof. Júlio Garganta e a participação-testemunho dos treinadores Paulo Fonseca, Pedro Martins, José Couceiro, Manuel Machado, Carlos Pinto e Pedro Caixinha e também do jornalista e analista de futebol Carlos Daniel.

 

2. OBSERVAR PARA GANHAR – NUNO VENTURA

A importância do scouting no trabalho dos treinadores de futebol é, nos dias que correm, absolutamente decisiva. Quer do ponto de vista da análise sitematizada dos adversários, quer quando nos reportamos à prospecção de talentos.
Nuno Ventura trata de todas estas matérias socorrendo-se dos contributos e da experiência acumulada de treinadores e profissionais com provas dadas – Fernando Santos, José Peseiro, Paulo Bento, Domingos Paciência, Pedro Caixinha, Sérgio Conceição, Aurélio Pereira ou Pedro Marques, entre outros -, isto é, confere ao seu trabalho um lado eminentemente prático. Versando áreas tão importantes como as exigências do rendimento no futebol atual, o scouting como elemento central no suporte ao rendimento, a observação do jogo e dos jogadores (dúvidas iniciais e evidências práticas), os momentos críticos do jogo (sua observação e consequente preparação) ou a observação para melhor se estar preparado para ganhar. Oferece ainda um capítulo final com recomendações para os treinadores e, em anexo, uma proposta de modelo de relatório de observação e análise de jogo.

 

3. UMA IDEIA DE JOGO – Vol. 1 –  PAULO CORREIA  |  Tiago Ribas  |  Victor Silva

Um livro, completamente inovador na forma como é apresentado, que oferece ao leitor uma oportunidade ímpar para compreender a forma como deverá ser conduzido o processo de treino de uma equipa de futebol. Apresenta também um exemplo de uma “ideia de jogo” e a forma como esta poderá ser operacionalizada, funcionando como base de reflexão para o treinador, para que este possa definir a sua própria “ideia de jogo”, conferindo-lhe a identidade que pretende. Inclui ainda um exemplo de uma semana de trabalho, que tem em conta a prestação da equipa no último jogo e as características do próximo adversário, permitindo uma compreensão fácil do que um plano estratégico no processo de preparação de uma equipa. O livro inclui dezenas de representações esquemáticas e exercícios específicos ao longo das suas 208 páginas totalmente impressas a cores.

 

4. UMA IDEIA DE JOGO – Vol. 2 JOSÉ BRITO  |  PAULO CORREIA

Segundo volume de uma coleção sobre a forma de preparar uma equipa de futebol a partir de uma ideia de jogo. No primeiro volume tratou-se o momento de organização ofensiva; neste, aborda-se o momento de organização defensiva, que, apesar de ser aquele em que a equipa não se encontra na posse da bola, apresenta uma grande complexidade. Na verdade, há quem pense que com vontade e agressividade, aliada a uma determinada concentração de jogadores atrás da linha da bola, se pode obter sucesso na recuperação da bola. Mas defender é muito mais do que isto. Este livro ajuda o treinador de futebol a definir com clareza o que pretende do processo defensivo da sua equipa, bem assim como a operacionalizar através do treino e da qualidade da sua intervenção os conceitos e dinâmicas qyue pensou como sendo os mais adequados e que se traduzem na sua ideia de jogo.

 

5. UMA IDEIA DE JOGO – Vol. 3 –  JOSÉ BRITO  |  PAULO CORREIA

Terceiro volume de uma coleção de sucesso sobre a forma de preparar uma equipa de futebol a partir de uma ideia de jogo. No primeiro volume tratou-se o momento de organização ofensiva; no segundo o da organização defensiva; neste, abordam-se as transições ofensiva e defensiva, antigamente ignoradas pelos treinadores, mas hoje em dia reconhecidas como momentos do jogo tão importantes quanto os outros.
Neste livro o treinador de futebol é ajudado a definir o que pretende das transições ofensiva e defensiva da sua equipa, bem assim como a operacionalizar através do treino e da qualidade da sua intervenção os conceitos e dinâmicas que pensou como sendo os mais adequados e que se traduzem na sua ideia de jogo.

 

6. OS NÚMEROS DO JOGO: POR QUE TUDO QUE VOCÊ SABE SOBRE FUTEBOL ESTÁ ERRADO – Chris Anderson, David Sally

Lançamentos longos criam mais chances de gol que cruzamentos? Tentar o drible na própria metade do campo pode prejudicar sua equipe? O 4-4-2 é uma formação mais eficiente que o 4-3-3? Sob que condições e contra que rivais? Sabemos que no futebol não existe fórmula para vitória, mas a ‘dataficação’ da vida está se infiltrando no esporte, mostrando a treinadores, jogadores, torcedores e comentaristas que o jeito como as coisas sempre foram feitas não é, necessariamente, a forma como elas devem ser feitas. De forma surpreendente, o estatístico Chris Anderson e o especialista em estratégias David Sally mostram por que os números do jogo podem nos ajudar a compreender o futebol em sua essência. Ao ler este livro, você vai descobrir por que os escanteios devem ser cobrados curtinho, por que o futebol é um esporte do elo mais fraco e por que demitir o treinador não resolve absolutamente nada.

 

7. A PIRÂMIDE INVERTIDA – A HISTÓRIA DA TÁTICA NO FUTEBOL – Jonathan Wilson

Prepare-se para conhecer a “bíblia da tática”. Em “A pirâmide invertida”, o britânico Jonathan Wilson refaz todo o roteiro histórico da tática no futebol. Desde as origens do jogo, quando o caos ainda reinava, seus relatos percorrem a já longínqua era dos cinco atacantes, passam pelas grandes transformações da segunda metade do século XX e chegam enfim aos tempos modernos, em que a “pirâmide” se inverteu completamente para consagrar os esquemas com apenas um homem na linha de frente. A obra, que é uma referência internacional entre os livros dedicados ao futebol, vem cumprindo nos países onde já foi publicada um papel fascinante: o de induzir uma mudança gradual no comportamento dos apaixonados pelo esporte. Temas como a observação dos aspectos táticos do jogo, o entendimento dos movimentos dos atletas em campo e o gosto pela história do futebol passaram por um verdadeiro reposicionamento de expectativas: de tópicos pouco conhecidos, nem sempre bem-vindos nas conversas do dia a dia ou nos bate-papos pela televisão, transformaram-se em favoritos de crítica e público. E a razão para isso é simples: o livro toma o leitor pelo braço, desde a primeira página, em um passeio pela história do esporte das massas, registrando ao longo do caminho cada etapa da evolução do jogo e revelando em detalhes os traços de estilo e as ideias inovadoras dos personagens mais importantes de todo esse processo, os grandes homens que fizeram do futebol o que ele é – uma paixão que não conhece fronteiras.

 

8. SOCCERMATICS – MATHEMATICAL ADVENTURES IN THE BEAUTIFUL GAME – David Sumpter

Football – the most mathematical of sports. From shot statistics and league tables to the geometry of passing and managerial strategy, the modern game is filled with numbers, patterns and shapes. How do we make sense of them? The answer lies in the mathematical models applied in biology, physics and economics. 
Soccermatics brings football and mathematics together in a mind-bending synthesis, using numbers to help reveal the inner workings of the beautiful game.
How is the Barcelona midfield linked geometrically? 
What’apos;s the similarity between an ant colony and Total Football, Dutch style? 
What can defenders learn from lionesses? 
How much of a scoreline is pure randomness and how much is skill? 
How can probability theory make you money at the bookies?
Welcome to the world of mathematical modelling, expressed brilliantly by David Sumpter through the prism of football. No matter who you follow – from your local non-league side to the big boys of the Premiership, La Liga, the Bundesliga, Serie A or the MLS – you’apos;ll be amazed at what mathematics has to teach us about the world’apos;s favourite sport.

 

9. PARA UM FUTEBOL JOGADO COM IDÉIAS – Israel Teoldo

Livro prefaciado por Adenor Leonardo Bachi (TITE), Paulo Autuori e Renê Simões. Em um mundo em constante mutação, como é o do futebol, só a inteligência pode ajudar verdadeiramente, uma vez que, além de saber agir com eficácia, torna-se fundamental saber pensar acerca do modo como se age. Por isso, nos mais recentes anos do futebol moderno, a componente tática vem sendo cada vez mais valorizada e difundida. No Brasil, especialmente, essa dimensão do desempenho desportivo tem sido estudada e aplicada por muitos profissionais da área, desde as categorias de base até o futebol profissional. Este livro foi desenvolvido de modo a ajudar aqueles que dedicam muito do seu tempo a melhorar a qualidade do jogo e a formar jogadores taticamente cultos, criativos e inteligentes. Portanto, nesta obra são apresentados procedimentos e ideias que, além de auxiliarem na tarefa de avaliação do desempenho tático dos jogadores e de equipes de futebol, permitem melhorar a sua expressão ao longo do tempo de aprendizagem e treinamento.

 

10. TAC-TAC: O FUTEBOL DE PEP GUARDIOLA PERIODIZADO TATICAMENTE – Pedro Mendonça

Pep Guardiola, é considerado pela maioria da comunidade futebolística, como o treinador que melhores Ideias tem para as suas equipas jogarem um futebol ofensivo de qualidade, estético mas ao mesmo tempo com bons resultados.
No entanto, depois de analisar várias sessões de treino do treinador catalão ao serviço do FC Barcelona e do FC Bayern Munique, tenho a sensação, que a metodologia de treino (treino estruturado) que a sua equipa técnica emprega para que tais Ideias apareçam nos jogos não é a que melhor corresponde ao seu génio.
Na minha opinião, a Periodização Tática é a metodologia de treino que melhor serviria o melhor treinador do mundo de futebol em 2011.
Como tal, este livro pretende mostrar como operacionalizar tais Ideias através da Periodização Tática.

 

11. THE MIXER: THE STORY OF PREMIER LEAGUE TACTICS, FROM ROUTE ONE TO FALSE NINE – Michael Cox

An absolutely essential book for every modern football fan, about the development of Premier League tactics, published to coincide with 25 years of the competition.

Back in 1992, English football was stuck in the dark ages, emerging from a five-year ban from European competition. The game was physical, bruising and attritional, based on strength over speed, aggression over finesse. It was the era of the midfield general, reducers, big men up front and getting it in the mixer; 4-4-2 was the order of the day. Few teams experimented tactically.

And then, almost overnight, it all changed. The creation of the Premier League coincided with one of the most seismic rule changes in football history: the abolition of the back-pass. Suddenly defenders had no-get-out-of-jail-free card, goalkeepers had to be able to field and play the ball and the pace of the game quickened immeasurably. Tactics evolved dramatically, helped by an increased foreign influence.

The Mixer is the first book to delve deep into the tactical story of the Premier League, and take a long view of how the game has developed over the last quarter century. From Ferguson’s directness to Keegan’s relentlessly attacking Newcastle outfit, to Mourinho’s cagey, reactive Chelsea, all the way to Ranieri’s counter-attacking champions, The Mixer is one of the most entertaining, rich and knowledgeable football books ever written.

 

12. TALKING TACTICS: You’ll Never Look at Football the Same Way Again (English Edition) –  Mihail Vladimirov (Autor), Bob Pearce (Autor), Paul Tomkins (Prólogo)

Do you get your 4-2-3-1s confused with your Christmas trees? How are you with inverted wingers, False 9s, holding midfielders and sweeper-keepers? Does tactical jargon leave you confused, but at the same time, examples of the media’s obvious tactical ignorance (“4-4-2 is more attacking than 4-5-1”) leave you annoyed? Do you want a bit more than “they just wanted it more”? 

 

13. THE FOOTBAL CODE: The Science of Predicting the Beautiful Game (English Edition) – James Tippett

The Football Code outlines an innovative, ground-breaking philosophy that will change the way you watch the beautiful game.

In a sport which is so largely dictated by randomness, how can we accurately assess the performance of teams, players and managers? How can we tell who is good and who is simply lucky?

 

14. SOCCER iQ: Things That Smart Players Do (English Edition) – Dan Blank

In a world saturated with books about how to coach soccer, Dan Blank finally gives players a book on how to think it. Standing on two decades of collegiate coaching experience, Blank has cataloged soccer’s most common mistakes and provides simple, connect-the-dots solutions to help players solve their soccer problems. Soccer iQ is soccer’s first text book for players; an almanac of smarter soccer decisions intended to flatten out the learning curve. It covers everything from hunting rebounds to the value of the toe-ball; from playing in the rain to the world’s dumbest foul. Blank tells his story from the familiar and humorous voice of a coach who has endured years of stress at the hands of his players. Written in plain-spoken language, Soccer iQ is an easy read and a quick-fix to the most common yet critically important soccer problems.

 

15. OUTSIDE THE BOX: A Statistical Journey through the History of Football (English Edition) – Duncan Alexander

n football, numbers are everywhere. From touches in the opposition box to expected goals, clear-cut chances to win-loss ratios.

In the modern game, these numbers help provide the narrative, the drama, and the conversation. They are scrutinised in order to justify results and to predict future outcomes. They even dictate transfer policy and drive clubs to achieve the impossible.

But when did the numbers become so important and what do they mean?

 

16. PERIODIZAÇÃO TÁTICA – Entender e Aprofundar a Metodologia que Revolucionou o Treino do Futebol – Julian Bertazzo Tobar

Na busca da excelência e dos títulos, os treinadores investem cada vez mais o seu tempo no estudo e na estruturação do treino, por forma a dar organização e qualidade de jogo às suas equipas.

Este livro é uma oportunidade imperdível para todos aqueles profissionais que ambicionam estar no topo, uma vez que proporciona um conhecimento aprofundado sobre a metodologia de treino de maior sucesso nos últimos anos: a Periodização Tática.

Numa linguagem objetiva e de fácil compreensão, a metodologia de treino criada por Vítor Frade é apresentada de maneira detalhada e extremamente fundamentada, facilitando o entendimento do leitor.

Esta obra contou com a revisão e aprovação do próprio Vítor Frade, destacando-se por apresentar alto grau de fidedignidade e sintonia com as ideias do seu criador.

#ficaadica

QUER INDICAR ALGUM LIVRO?

Me envie um email que logo publico! 

[email protected]

 

>> BAIXE O GUIA DA PROFISSÃO CLICANDO AQUI <<