Jogar Futebol de forma Coletiva ou Individual?

O Futebol! Esse esporte que eu amo viu!!! E tenho certeza que você também.

Os times estão cada vez mais apostando em um jogo coletivo com excelentes decisões individuais.

 

Esse cenário foi favorecido pelos avanços tecnológicos e científicos.
 

Os clubes que não acompanham esses avanços estão correndo um sério risco de ficarem estagnados no que diz respeito ao seu desempenho.

 

Assim, para que os times não fiquem para trás e não levem tanto tempo para se recuperar, é preciso que eles acompanhem essas novidades. Os clubes que já estão trabalhando nesse sentido, tendem a evoluir na organização de suas estratégias táticas.

 

Análise de Desempenho – Sobre a Fase Ofensiva

 

Para a pessoa ou o profissional que, atualmente, se empenha para fazer a boa leitura de um jogo, analisar a organização ofensiva do time é um bom caminho. De fato, a fase ofensiva busca em três etapas (início, construção e finalização) o maior objetivo do jogo que é o gol.

 

Nesse contexto, cabe ao treinador definir em que momento o seu time deve levar a bola adiante no jogo, compondo o processo ofensivo. 

 

O treinador também deve orientar o time a como colocar a bola na área e fazer a jogada que a torcida espera.

 

Em uma partida, cada etapa do jogo é muito importante. A falha em uma delas pode prejudicar o processo ofensivo do time em um tempo inteiro.

 

Análise de Desempenho – Sobre a Fase Defensiva

 

Que assistiu essa Copa na Rússia se deparou com equipes muito organizadas defensivamente.

Seja no momento que estava atacando e ao perder a bola faziam transições defensivas que surpreendiam a todos.

Ou mesmo, quando organizado o ataque adversário estavam executando ações que impediam a progressão e buscavam a constante recuperaçnao da posse de bola.

Esse é o futebol!

Quando com a bola, buscar de forma inteligente o gol adversário; Quando sem a bola, não deixar a progressão e finalização do aversário, buscando a recuperação da posse ou forçando o erro.

 

 

Análise de Jogos – Um Jogo Coletivo com Inteligência Individual

 

É claro que para que um time consiga alcançar a vitória em uma partida, não basta ter jogadores de alto desempenho individual na equipe. É preciso também que o time conheça os conceitos de Fases e Momentos do Jogo. Esse expertise de entender o jogo como um todo conceitual coletivo fará diferença!

 

Desde sempre, e na maioria dos esportes, conhecer como o adversário se comporta é essencial para aumentar as chances de vitória de um time. Para isso, todos precisam entender que o jogo é coletivo. Não basta contar com a tática individual de um jogador ou outro sempre. As vezes pode até dar certo, mas ao assistir essa Copa confirmamos que o coletivo é essencial.

 

A equipe toda deve ter consciência de como jogar. Caso contrário, a outra equipe terá maiores chances de vitória.

 

Um erro bastante comum dos times de futebol como um todo é o de depositar a confiança nos jogadores de maior desempenho. Quando isso acontece, geralmente o time deixa de reconhecer o jogo coletivo como uma estratégia de vitória e passa a apostar no jogo individual.

 

>> BAIXE O GUIA DA PROFISSÃO CLICANDO AQUI <<