RICARDO POMBO SALES - CONTATO

ENVIE UMA MENSAGEM




Quer falar com o Ricardo Pombo Sales? Envie um mensagem!

Análise de Desempenho no Futebol
7 FORMAS DE ENTENDER AS FUNÇÕES E ATRIBUIÇÕES
DE UM ANALISTA DE DESEMPENHO NO FUTEBOL

7 formas de entender as funções e atribuições de um analista de desempenho no futebol

Saiba quem é e quem não é o analista de desempenho no futebol e suas atribuições no dia-a-dia nos clubes e seleções.

Ver sua equipe vencer jogos e crescer é muito bom, não é mesmo?

Todos querem que suas equipes de futebol obtenham sucesso e que seja cada vez mais organizada em campo obtendo o maior sucesso a cada jogo.
Contudo, muitas vezes identificar os problemas a serem solucionados nos mais direntes aspectos dentro do clube pode ser muito difícil, ter informações preciosas que possam agregar o trabalho do treinador e sua comissão técnica além de informações a toda diretoria e administração.

Agora, ter um profissional especialista em levantamento de informações de atletas e do time o tempo inteiro, pode e vai auxiliar o treinador e clube a aprimorar as decisões positivas no dia-a-dia.

Posso até destacar as principais vertentes de levantamento de dados por esse profissional:

1. Análise de Atletas de forma individual

2. Análise de Treinos de forma individual e coletiva

3. Análise de Jogos de forma individual e coletiva

4. Compra e Venda de atletas para clubes e empresários

5. Detecção de Talentos

6. Análise dos Adversários
entre muitas outras vertentes de atuação.

Além disso esse profissional atua constantemente com as comissões técnicas e diretorias registrando e recolhendo informações para que posteriormente possam ser analisadas e enviadas para a tomada de decisão das pessoas as quais competem executar.

Então, mas quem é esse profissional?

Este profissional é o denominado analista de desempenho, o que me parece ser muito abrangente essa denominação, contudo, tradicionalmente este profissional irá ter como atribuição o registro e recolha de informações técnicas e táticas de uma equipe ou jogadores.

Então, 

Quem é o Analista de Desempenho no Futebol?

Antes de falar quem é o analista de desempenho no futebol quero dizer QUEM NÃO É O ANALISTA DE DESEMPENHO.

Ele não é o:

1. Cinegrafista
Filmar um jogo e editar os lances não é analisar e sim registrar o evento. Muitas vezes o analista de desempenho é confundido com o cinegrafista por sempre estar portando uma câmera para filmar o treinos e jogos, mas isso é apenas uma parcela das rotinas de um analista exigindo usar desta filmagem para produzir dados, nalisar e transmitir ao treinador, atletas, diretoria, etc.

2. Observador
Existe uma grande diferença aqui e muitas vezes equivocada ao diferenciar os profissionais. Mas vamos lá! A Observação é uma das ferramentas que o analista utiliza-se para obter dados qualitativos previamente planejados e organizados para responder algumas perguntas sobre os atletas, equipe e adversários mas em uma parte do todo do processo exigindo complementações científicas e organizadas para gerar dados reais.

3. Programador
Configurar e programar softwares é uma das competências que o analista de desempenho terá de dominar para facilitar os processos dentro da análise com uso constante de tecnologias e suas otimizações de processos, mas por si só, necessitarão de leituras conceituais dos dados produzidos e interpretações as necessidades dos atletas e equipes de forma contextualizada.

4. Editor de Vídeos
Separar o lances da partida e gerar melhores momentos apenas facilita a observação dos momentos e fases do jogo ou mesmo lances dos treinos, entretanto, nenhuma análise foi produzida até então, contudo facilitará encontrar informações de forma mais rápida ao assistir por várias vezes esses vídeos.

5. Anotador
Fazer anotações da frequência dos acontecimentos do jogo apenas apresentam os números dos acontecimentos do jogo, como exemplo: passes certos e errados, escanteios, faltas, etc. São apenas números frios do jogo sem contextualizar o porque que e como acontecerema tais frequencias e associadas a algo que possa tornar mais relevante, ou seja, analisar mais profundamente as meras frequências que ocorrem em jogo e treino.

6. Estatístico

“Ciência é feita de fatos, como uma casa é feita de pedras, mas um acúmulo de fatos não é mais ciência do que um monte de pedras não é uma casa”  Henri Poincare

A estatística será uma das ferramentas importantes ao analista, mas por si só não explicarão o futebol devido as imensas variáveis impossibilitadas de controlar.

7. TREINADOR
Opa! TOTAL ATENÇÃO!!!
Analista de desempenho NÃO é o TREINADOR.
Quem tomará as decisões referentes a equipe é o treinador. 
O Analista de Desempenho tem por obrigação registrar, recolher informações, analisar e transmitir ao corpo técnico que terá como DECISOR o treinador.
Podemos sim auxiliar com informações no auxilio de propostas de construções de treinos e até mesmo estratéagicas, contudo, RESPEITANDO A HIERARQUIA.

Então, finalizo aqui dizendo quem é o Analista de Desempenho no Futebol!

O Analista de Desempenho no Futebol é o conhecedor aprofundado de conceitos e conteúdos do futebol moderno capaz de recolher dados quantitativos e qualitativos de treinos e jogos de forma individual e coletiva interpretando estes dados e transmitindo as informações que transformam de forma clara, objetiva e otimizada para o sucesso do grupo.

 

BAIXE O GUIA ABSOLUTAMENTE COMPLETO DA PROFISSÃO GRATUITAMENTE